Novo guia para alimentação saudável e prevenção da obesidade – My Plate

0 Comentários // em Dicas da Nutricionista Eventos // 15 de julho de 2011

Empenhado em reduzir o avanço da obesidade nos Estados Unidos, o governo americano apresentou novas recomendações nutricionais, que substituíram a tradicional representação gráfica de uma pirâmide por um prato.

O novo guia, que recebeu o nome de “My Plate”, é mais prático e divide um prato em quatro porções: 30% de vegetais, 30% de grãos, 20% de proteína e 20% de frutas. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os laticínios com baixo teor de gordura.

A nova representação gráfica vem acompanhada de algumas recomendações, como:

  1. Evite os excessos.
  2. Metade do prato deve conter frutas e verduras, e pelo menos a metade dos cereais consumidos deve ser integral.
  3. O leite consumido deve ter pouca gordura, assim como os derivados lácteos.
  4. Beba água ao invés de bebidas doces.
  5. Ingira pouco sal.

Mas atenção, não é preciso colocar todos os itens na mesma refeição. Leite, queijo e iogurte, por exemplo, impedem a absorção de ferro presente nos outros alimentos, o que pode deixar o organismo carente nesse mineral e, com isso, mais suscetível ao ganho de peso.

A antiga imagem, a “Pirâmide Alimentar”, representava os grupos alimentares em forma triangular. Os alimentos que deviam ser ingeridos em maior quantidade se encontravam em sua base, enquanto aqueles que deviam ser consumidos moderadamente ficavam no topo.

Segundo o Departamento de Agricultura, a pirâmide “estava fora de moda e era muito complicada” para os cidadãos, que reclamavam de receber informação contraditória, mas ela continuará disponível para os profissionais da área de saúde.

Ele ressaltou ainda que a nova representação “se centra em uma imagem familiar, a de um prato” e busca transmitir aos cidadãos a informação de que necessitam para tomar decisões saudáveis na hora de se alimentar.

Por Naila Soares